Companheiros,
 
A falha descoberta em Brasilia repercute pelo Brasil a fora....
 
TRE divulga o novo resultado geral

    O presidente da Comissão Apuradora de Votos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Licínio Carpinelli Stefani, apresentou ontem o novo resultado geral das eleições 2002. O relatório foi elaborado porque cinco seções, pertencentes às 46ª e 10ª zonas eleitorais de Rondonópolis, tiveram seus resultados transmitidos parcialmente para o sistema de totalização.

Cerca de 1.300 votos foram acrescentados ao resultado final da votação, porém, esse acréscimo não ocasionou mudanças na ordem dos candidatos eleitos, tão pouco na ordem dos suplentes.

Nas seções em que foram detectados os erros houve votação manual e a apuração foi pelo sistema de voto cantado. Por esse mecanismo a leitura do voto é feita em voz alta e o lançamento é feito em uma urna eletrônica. Segundo o secretário de Informática do TRE, Ivo Spínolla, a falha ocorreu no momento da transmissão dos votos dessas seções. As juntas apuradoras enviaram apenas o resultado da apuração manual e esqueceram de transmitir o conteúdo dos disquetes das urnas eletrônicas que, mesmo com a votação manual posterior, receberam alguns votos. "Isso explica porque em algumas urnas tivemos apenas um ou dois votos", considerou.

A Secretaria de Informática do TRE detectou o erro depois de um alerta feito pelo TRE do Distrito Federal, o qual já havia constatado o mesmo problema.

De acordo com o desembargador Licínio Carpinelli, houve um erro material, porém, "para sorte nossa, não houve alteração", avaliou.

Ao justificar a falha, Carpinelli disse que houve erro em 20 Estados da Federação, mas em contrapartida os índices de acertos foram de mais de 99%. "Somos humanos e isso não é um erro grave", ponderou.

Ainda segundo Carpinelli, a velocidade da apuração impediu que os partidos políticos detectassem o erro.

A apresentação do novo relatório foi feita primeiro ao Pleno do TRE e, logo após a sua aprovação, aos representantes de partidos políticos e imprensa.

As cinco sessões são as seguintes: 40ª e 88ª, da 46ª Zona Eleitoral, e 265ª, 153ª e 24ª, da 10ª Zona Eleitoral.

Os novos números estão disponíveis junto ao TRE e podem ser requisitados à Comissão Apuradora pelos candidatos, partidos políticos ou coligações interessados.

Para o cargo de presidente da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o que recebeu mais votos nessas urnas, um total de 557. O governador eleito Blairo Maggi (PPS) confirmou sua vitória com mais 936 votos. Dos candidatos a senador, Serys Slhessarenko foi a preferida dos eleitores das referidas urnas, com um total de 857 votos, seguida pelo senador reeleito Jonas Pinheiro, que somou 781 votos. Na disputa pelos cargos proporcionais os eleitores fizeram as seguintes opções: deputado federal, Welinton Fagundes, com 664 votos, e deputado estadual Hermínio Barreto, com 228 votos.
 

Reply via email to