Amigos, tem um negócio que eu não entendí sobre as urnas eletrônicas americanas. Na página original citada pelo Bittencourt

http://www.cnn.com/2002/TECH/ptech/11/05/touch.screen/index.html

tem o link "A look at the new voting machines". Clicando alí temos as fotos de vários modelos diferentes com comentários sobre cada um deles. O que eu não entendí bem é o seguinte: essas máquinas registram o voto em algum suporte perene (cartão, papel, etc) ou são como as nossas brasileiras onde o voto é 100% virtual? Os comentários não são claros.

Pelo o que entendí a maioria dessas máquinas de votar americanas, se não todas, se limitam apenas a registrar o voto em algum suporte o qual é utilizado para leitura automática depois. Donde suponho que os votos assim registrados (os cartões, papeis, etc) ficam armazenados após leitura para eventual recontagem mesmo porque, se eu bem entendí uma outra mensagem do Amilcar aqui, nos EUA existe um dispositivo automático de recontagem de votos a partir de 1% de diferença que é lei. Então a única solução lógica seria a hipótese acima citada, na qual essas máquinas registrem o voto em algum suporte perene.

O que vocês acham disso? Alguém tem mais informações ou entendeu melhor o que está escrito alí?

Obrigado e abraços, Paulo.

Amilcar Brunazo Filho wrote:

Olá,
Parece que lá nos EUA, as críticas ao voto-e estão tomando direção semelhante as nossas críticas.
Não são contra o voto-e e sim contra a falta de transparência do sistema.
E as desculpas dos produtores por enquanto são as mesmas falácias de que sistema secreto é mais seguro!
Seguro para quem, cara-pálida?

Amilcar


At 09:46 06/12/02 -0200, Bittencourt traduziu:

Rubin acredita parte do dinheiro seria bem gasto em sistemas novos, mais robustos, que poderiam ser desenvolvidos se os perto de 20 vendedores de máquinas de votação eletrônicos concordassem em compartilhar dados. Adotando padrões de "fonte aberta" do software o sistema poderia ser fortalecido contra os hackers e maus funcionamentos, disse Rubin .
"A filosofia de fonte aberta é a mais indicada para expor qualquer problema que haja ", ele disse. "Se você tem o sistema fechado , um atacante pode achar uma vulnerabilidade e você não terá a oportunidade para descobrir isto."
Mas os fabricantes discordam, dizendo que ao tornar público o código fonte , fará os sistemas mais propensos ao ataque de hackers. E o desenvolvimento sistemas de votação que atendam as rigorosas exigências dos testes do governo é caro. Eles argumentam que as patentes lhes ajudam a recuperar o custo .


______________________________________________________________
O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu
autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao
representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Responder a