Sent: Tuesday, August 26, 2003 2:47 AM
Subject: [VotoEletronico] Não existe "ignição espontânea"

Isto  foi publicado na revista época:

"Durante a primeira visita de jornalistas ao local da tragédia, o major brigadeiro Tiago Ribeiro, diretor do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos (SP), disse que a comissão de investigação deve concentrar o seu trabalho em determinar as causas desse acionamento. Segundo ele, o incêndio pode ter sido causado com a ignição espontânea de um dos quatro motores do foguete.

O engenheiro Mauro Tolinky, vice-diretor de espaço do IEA (Instituto de Aeronáutica e Espaço) de São José dos Campos (SP), explicou que o acionamento pode ter ocorrido por uma onda eletromagnética, por uma descarga elétrica ou pelo toque de uma peça metálica no reservatório de combustível. Eles já sabem que o fogo espalhou-se de baixo para cima. Mesmo assim, Tolinky disse que a comissão de investigação não descarta nenhuma hipotese."

Comentário

Não  existe o  tal fenômeno de "ignição espontânea" . A ignição tem que  ser  provocada por  alguma perturbação ,  como  choque  mecânico, atrito, calor , descarga  elétrica e  sim ,  eu havia  esquecido,   uma onda eletromagnética , creio, no comprimento de onda  de  radio freqüência ou micro ondas. Neste  último caso teríamos que ver  se  esta onda eletromagnética poderia ser  disparada  do  espaço ou das proximidades da plataforma de lançamento.

Numa  situação como esta , onde consta  que houve uma tentativa de  sabotagem  no software  de controle  de   direcionamento  do  foguete, que consta  estar  sob investigação, temos que incluir  ai   a possibilidade  de  um pequeno dispositivo controlado  à  distância, inserido no motor  foguete.

Por pouco o foguete não explodia na presença  de jovens , impedidos  de entrar no  local por estar  de bermudas. Bendito o soldado que tomou esta  decisão! Tal é a segurança  dos procedimentos que estavam  em curso,  que visitas de colegiais eram permitidas. Erradamente  como vemos. Assim podemos assumir  que a idéia era provocar uma  tragédia de  muito maior  impacto que  paralisaria o Projeto.

Afinal não  vivemos no Brasil UM GIGANTESCO PROJETO DE PARÁLISE  DESDE  89 ONDE A ALIENAÇÃO DAS  FORÇAS ARMADAS  DO PODER É  ELEMENTO  PRINCIPAL? Como pode  um  CTA trabalhar meio período  POR FALTA  DE VERBA PARA O RANCHO??

As  condições  de ignição e segurança  relativas    à  combustíveis  sólidos do  tipo  compósito, podem ser encontradas no livro  " Solid Rocket Propulsion  Technology" , Ed Alain Davenas, Pergamon Press. O evento ocorrido em Alcântara tem probabilidade  bem próxima de  zero se  assumirmos fatores naturais de natureza  aleatória, independentes da inteligência  divina  ou dos homens.

A ignição é um processo que envolve pelo menos  três  etapas principais , e  é  complexa - tanto que falhou na primeira tentativa em um  dos motores .  Eu  estive e estou envolvido em pesquisa e desenvolvimento na  área .

O Brasil  lançou vários  foguetes  em  traçados  sub-orbitais SEM NENHUM ACIDENTE  DESTE  TIPO.  Os motores  vão por  via  aérea !  Nunca  houve um  acidente grave sequer,  na produção dos insumos  para  o  combustível  sólido, na formulação , nem na  cura  do  material  elastomérico que  compõe  a matriz   do  compósito, onde a probabilidade  de  ignição  É MUITO MAIOR . Os acidentes  só ocorreram , os dois primeiros  digamos, "aceitáveis",   com  o  VLS.

Isto  tudo merece uma investigação muito  séria .

Edison  Bittencourt

PS  Em tempo nada  de "Windows" .  A tradução disto é  janela ...e bem aberta .

Scan engine: VirusScan / Atualizado em 20/08/2003 / Versão: 1.3.13
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/

Responder a