Muito bom.. foi meu primeiro  voto  como brasileiro..  Leonel  Brizola.. em  62   .  se  não me falha  a memória...
 
EBittencourt
----- Original Message -----
From: Maneschy
Sent: Thursday, September 25, 2003 10:46 AM
Subject: [VotoEletronico] Brizola

Tijolaço publicado hoje (25/09/03) no Globo, Zero Hora, Correio Braziliense, etc
 

AS URNAS DA FRAUDE

Há anos venho lutando – e muitas vezes de forma solitária – contra um sistema eleitoral que é absolutamente inconfiável e vulnerável à fraudes. Muitas pessoas, por desinfomação – e algumas por interesses escusos – procuram transformar minhas criticas à urna eletrônica numa falsa recusa à modernização e ao uso do computador no processo eleitoral. Tenho enfrentado as maiores resistências do TSE e a oposição obstinada do Minsitro Nelson Jobim, que vem agindo junto ao Congresso, num desbordamento estranho de suas funções, para que se revogue a Lei, de autoria do então senador Roberto Requião, que obriga a urna eletrônica a imprimir um voto, que o leitor pode conferir e que é depositado, de forma inviolável, dentro do próprio equipamento, para permitir auditar e recontar os resultados, única forma de garantir que não possa haver fraude nos programas, que fornecem apenas o total da urna e “desaparecem” como o voto individual.
 Pois bem, o inimigos da verdade eleitoral preparam-se para revogar esta garantia. Estranhamente, membros do PT e da base do Governo Lula, antes favoráveis, agora tornaram-se adversários do voto de segurança impresso e preparam-se para aprovar um projeto do tucano Eduardo Azeredo que suprime aquela exigência da lei.
 Surgiu, nos últimos dias, um documento impressionante, subscrito por alguns dos maiores especialistas brasileiros em informática, professores titulares das maiores universidades do país. Gente que conhece como ninguém sistemas de informática e sua vulnerabilidade afirma, perante a nação, que nossas urnas eletrônicas são totalmente inseguras e que, abolida a impressão do voto, estaremos diante do perigo de produzirmos a maior fraude eleitoral de todos os tempos.
 Dizem eles; “a nação, anestesiada pela propaganda oficial, lamentavelmente desconhece o perigo que corre. Os meios de comunicação, com honrosas exceções, omitem-se inexplicavelmente, como se o assunto não fosse merecedor de nossa preocupação. A finalidade deste alerta é a denúncia da falta de confiabilidade de um sistema eleitoral informatizado que utiliza programas de computador fechados, baseia-se em urnas eletrônicas sem materialização do voto, não propicia meios eficazes de fiscalização (...) Surpreende-nos (...) que autoridades respeitáveis da Justiça Eleitoral possam anunciar, com toda a convicção, que o sistema eleitoral informatizado é “100% seguro” (...) externando inverdades em áreas que não dominam, alheias ao seu campo de conhecimento específico. Para o eleitor, a urna é 100% insegura, pois pode ser programada para “eleger” desde vereadores até o próprio presidente”.
 A íntegra do manifesto está na internet (www.brunazo.eng.br/voto-e/alertaprofessores/index.htm). Se a imprensa não quis dar ouvidos ao que venho dizendo há anos, deixar de considerar o que afirmam, com tanta ênfase, os maiores especialistas no assunto no Brasil, já não será apenas preconceito e falta de compromisso com a verdade. Será, isto sim, cumplicidade com os que, usando este sistema eletrônico, vierem a fraudar o voto do povo brasileiro.

LEONEL BRIZOLA
Presidente Nacional do PDT
  ______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas. __________________________________________________ Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico http://www.votoseguro.org __________________________________________________

Responder a