Grande Lut, vai efetivamente mudar se o TRE-RJ comunicar formalmente aos
presidentes de mesa e mesários - mais juízes - que a tal instruçao de não
conceder o BU na secçao eleitoral foi revogada. Juízes de todos os
municipios, mais os da capital, precisam saber disto claramente para não
proibir, como alguns já proibiram por escrito, que o BU seja retirado na
seçao. Nosso advogado aqui no Rio, Dr. Guilherme Henriques, já protocolou
petiçao do TRE solicitando formalmente que o TRE comunique a juizes,
presidentes de mesa e mesarios que no dia da eleiçao, no final do dia, nossos
fiscais tenham todo o direito de coletar o BU na seçao

Foi tão nefasta esta determinaçao do TRE que há documentos em nossas maos de
juizes, por escrito, informando em ata de "nenhuma via de boletim de urna,
referente às seçoes eleitorais, serão entegues a fiscais ou delegados de
partidos, pelas presidencias das mesas receptoras de votos (seçao
eleitoral)". Acrescentando ainda: Os juizes (nao vou citar nomes por
enquanto) "informaram ainda que sera afixado em cada seçao dos respectivos
juizos este informativo (ata de reuniao do comite interpartidario), haja
vista, que tal solicitaçao sempre ocorre, causando mal estar entre a
presidencia da seçao e as representaçoes partidarias".

Ou seja, a gente fiscalizar 'causa mal estar'...

E para completar,"caso eventualmente a apuraçao seja manual e/ou tradiconal,
os boletins de urna serão destinados aos mesmos representes do comite
interpartidario". Ou seja de novo, o direito de fiscalizar dos partidos, nem
pensar...

Ou seja, amigo Lut, o jogo já está jogado. No momento aguardamos  aqui no
Rio, já prometida pelo Corregedor Eleitoral, expressa comunicaçao a juizes,
presidentes de mesa e mesarios de que os fiscais podem, sim, como garante a
legislaçao - pegar o BU na seçao eleitoral no final do dia da eleiçao. Afinal
esta é a segunda maneira mais segura, segundo muito bem lembrou Benjamin hoje
a tarde, depois do voto impresso, de garantir a lisura de parte do processo -
como muito bem explicou ha pouco email do professor Walter.

Sintetizando: a luta continua.

On Wed, 15 Sep 2004 17:58:21 -0300, lut wrote
> Eneida.
>
> Entendi. Parece que teremos um final meio feliz, uma vez que a coisa
> mudou. Ufa!
>
> []'s
> Lut.

RJ,