Evandro e todos

     Desse relato do Amilcar tirei conclusões:

     1.Entendi porque nas várias vezes em que, no caso da eliminação do voto
impresso, teci críticas um tanto impiedosas aos parlamentares em geral, e aos
do PT em particular, o Evandro dizia que eu estava cometendo injustiças. Agora
dou razão ao Evandro e reconheço que em todos os partidos e instituições há
pessoas íntegras e que não se vendem contra suas convicções (pena que seja uma
minoria...)

     2.Reafirmo minhas convicções de que muitos que eu conhecia (e fiz campanha
para
eles) confirmaram serem realmente canalhas, capazes de, por interesse pessoal,
rejeitarem suas opiniões, mesmo que estivessem plenamente convencidos de que
elas eram justas.

     3.Abro exceção para casos limites, onde pode ser proveitoso para a causa
defendida (e não para o próprio indivíduo) manter-se calado, omitir-se ou
ausentar-se. Não acredito que o Evandro tenha renunciado às suas posições nem
que tenha agido contra elas; se omitiu-se parcialmente da participação nas
listas e aparentemente em nossos esforços (digo aparentemente porque não
sabemos o que ele fazia e não podia contar para a gente), dou o benefício da
dúvida, preferindo crer que esta omissão se traduzia em participação e
influência em algo também importante (implantação do software livre, assinatura
digital etc.; aliás, era um alívio saber que ele e o Rezende estavam
trabalhando nesses assuntos). No caso relatado do Dep. Sérgio Miranda: não terá
sido melhor ausentar-se do que enfrentar uma expulsão e castrar futuras
participações na mesma luta? Já o Lindemberg, vendeu-se (o 'puder'), mostrando
logo a que veio (espero que o Evandro não diga que estou cometendo
injustiça...).

     Primeiro, na mensagem do Evandro, e depois na resposta do Amilcar
(ação/reação), lamento certas palavras duras e alguns exageros dispensáveis em
um debate de idéias, os quais prejudicam, e muito, nosso quixotesco combate.
Repito as palavras do Cordioli: 'Sugiro atacarmos, apenas, os verdadeiros
inimigos.' Acrescento: Entre nós, relevemos, em lugar de exagerar, eventuais
falhas e/ou ressentimentos.

     Por fim:  Sei que o Amilcar não está em nenhum partido e estou convicto
também
de que, se os petistas 'com a pureza inicial', como sempre encarei o Evandro,
não agirem com urgência, o PT que eu admirava morreu e só falta ser enterrado.
É por isso que, embora não pertença ao PT, nem nunca ter me filiado a nenhum
partido, estou engajado na campanha do Plínio de Arruda Sampaio à presidência
do PT. Petistas, salvem o PT!

     Walter Del Picchia - S.Paulo/SP