A minha proposta é construtiva é: acabem o catalisador e deixem a
comunidade se organizar.

Por um lado temos intervenções como as que estão causando o desconforto
apresentado por vários. Por outro temos alguns passivos cujo custo
benefício dos resultados é dúbio.

Se o catalisador acabar, certo estou que temos um grupo de voluntários
competentes que no médio ou longo prazo podem (podem não implica que vão)
se organizar para melhorar os projetos Wikimedia e até mesmo formar uma
organização sem fins lucrativos, assumindo responsabilidade e tocando o
barco. Será um bom momento de reflexão da comunidade diante de tudo o que
ocorreu nos últimos anos, podem levar alguns a agir.

Está mais do que claro que de modo empírico que o modelo atual não funciona
- fiz parte dele, o que mais ganhou fui eu, devido a experiência
profissional com a WMF, voluntários (professores, aluno e principalmente
editores). E não será uma consulta à comunidade que vão chegar a uma
resposta, pois ninguém tem.