> Aliás, poderíamos dizer que o CMF FormController (Controller ZPT,
> Controller Script, etc) são primos do Structs pois o mimetismo
> de MVC que ele(Structs) faz mapeia estes conceitos
> FORM/VALIDATION/ACTION diretamente, só que ao invés
> da elegância e simplicidade do Zope/CMF vc se depara com aquela API
> medonha que é característica do Java ultimamente.

    Amigo, primeiro o ZPT está longe de se comparar com Struts. O ZPT
talvez (eu disse talvez), poderia se comparar com uma linguagem de
templates como Velocity. Depois, o struts implementa MVC Modelo2 onde
vai bem além desse form/validation/action que citou. Inclusive, esse
comentário pode se estender p/ qualquer framework mvc-based como o
Spring por ex que explodiu nos states há pouco. Isso ta mais p/
discussão de futebol. :|

    Em uma coisa vc está certo Zope é completamente simples porém acho
que se acostumou demais c/ essa simplicidade toda, ai quando olha p/ API
java.... enfim, é compreensível. Mas não há nada de errado com a api
java, e já adianto que não vou entrar no mérito de provar p/ zopistas o
pq. ;)

    Diga-se de passagem é Struts e não Structs. rs

-Marcelo.