Francisco Lopes de Faria wrote:
> Olá Ferri Muito obrigado! :)

Olá Francisco,

> A minha preocupação é que de acordo com um documento que estou fazendo
> aqui o ideal seria 5 maquinas com Zeo pra aguentar o que eles esperam de
> trafico no site Plone! E eles me diseram literalmente "se vire com 2

Opa, tráfico no site Plone não deve ser uma coisa legal, e denigre a
imagem da nossa comunidade... :-P Ok, entendi, só quis brincar um
pouco... :o)

> maquinas" e nessas duas máquinas vou ter que aguentar um montante de
> acesso inicial de mais ou menos 6 milhões de hits mensais com ZODB e

Cara, segundo o Xiru, no portal Plone da Câmara dos Deputados, com 5
máquinas eles processam numa boa de 10 a 12 milhões de hits *por dia*.

> MySQL rodando nessas maquinas alem de arquivos media no sistema de
> arquivos, apache+php qual seria a extratégia correta de abordar isso?
> Squid-Cache? Apache+mod_cache? pra diminuir os processamentos do zope ao
> máximo mantendo o dinamismo do site que é gigantesco! sabendo que temos
> uma média diária de inclusão de 200 a 300 noticias diárias e 30 fotos e
> arquivos multimidia por dia como flash, audios, videos.

Você pode usar Apache para fazer isso, dias atrás me contaram de um
certo Apache, tunado com cache na frente de um Plone, respondendo 750
request/segundo.

Mas para sites de alto tráfego ainda acho melhor o Squid, que é feito
para fazer proxy/cache. Sugiro fortemente usar o CacheFu[1], que está
ficando cada vez melhor.

Performance no Plone também depende muito de uma aplicação bem escrita,
usando sempre o catálogo, não abusar de loops e aquisição, e usar caches
(HTTPCache, RAMCache, PageCache, etc.) nos lugares onde for possível e
viável.

> Qual seria o ideal?

O ideal seria que nosso país tivesse menos corrupção, desigualdade,
violência, e mais gente usando e desenvolvendo software livre! :o)

[1] https://svn.plone.org/svn/collective/CacheFu

Abraço,

--
Jean Ferri

Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.
http://br.info.mail.yahoo.com/