Obrigado pelas respostas!

Estou começando a estudar o Archetypes do Plone e o uso do Zope+mySQL em
geral :)

Espero poder terminar a aplicação em 2 a 3 semanas (bem mais do que duas
horas ;P ).
Mas é isso, vou voltar aqui com mais dúvidas provavelmente ao longo desse
tempo heh.

Abração
--
Paul Eipper

Em 09/01/07, Rodrigo Dias Arruda Senra <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

  [ "Paul Eipper" <[EMAIL PROTECTED] <lkraider%40gmail.com>> ]:

| Haveria alguma vantagem em usar um banco de dados externo ao invés do
zope
| mesmo?

Se vc precisar usar o ferramental de SQL para escrever consultas ad hoc
sobre os dados, ou se outras aplicações externas precisarem de acesso
ao seus dados, ou se vc desejar uma arquitetura em cluster para manter
o repositório de dados com alta robustez e disponibilidade, em todos
estes casos é conveniente armazenar seus dados em um banco relacional
externo
(ao invés do ZODB).

| Alguém teria alguma idéia de quanto tempo se leva pra fazer um projeto
| desses?

O tempo depende do nível de expertise de quem for fazer. Eu conheço caras
dessa lista que levariam apenas uma ou duas horaspara botar a
primeira versão no ar. (Na verdade dá até para fazer em menos)

Aprender Zope/Plone/Archetypes leva *bem* mais tempo do que isso ;o)

| Dá pra usar o Plone para agilizar o desenvolvimento? (ele serve para
esse
| tipo de uso?)

Sim (Sim)

Acho que os tutoriais de Archetypes em http://plone.org são o ponto de
partida.
Naturalmente Zope e Python são pré-requsitos.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas