On 3/21/07, Fernando Correa Neto <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> "Não tem nenhum expert na equipe?"
> O projeto ubuntu é enorme. Eles tem excelented programadores python E
> também criam excelentes pacotes python.

Uma coisa é a distribuição Ubuntu, outra coisa é a Canonical.

O site, eu presumo, é mantido pela equipe interna da Canonical. E lá
eles aparentemente não tinham experts em Plone, apesar de terem gente
que sabe tudo de Python. Tem muita gente que devora Python com farinha
e não tem interesse em se aprofundar no Plone, ou porque não gosta de
programar para Web, ou porque prefere fazê-lo usando outros
frameworks, como Django, Turbogears, CherryPy etc. (não é à toa que a
lista é grande).

> Na minha visão, a primeira coisa que eu faria se minha empresa fosse
> grande o bastante, seria suportar a plataforma que escolhi para a base
> dos meus negócios.

Com certeza. Mas segundo disse o Limi em outra mensagem agora há pouco
lá lista Plone-dev, eles adotaram o Plone como uma solução temporária
porque tinham poucos dias para botar o site no ar, e botaram um ótimo
site no ar. O Limi ajudou pessoalmente.

> Não sei até onde o projeto Ubuntu suportou a Plone Foundation ou
> tomaram a iniciativa se aproximar um pouco mais da comunidade e dos
> profissionais e consultores que estão por trás do plone.

Realmente, fica claro que faltou isso, depois que apagaram o incêndio
original com a ajuda do Limi.

> Um outro ponto é: Zope3 é definitivamente mais difícil do que
> Zope2/CMF/Plone.

Depende do nível de controle que você quer ter sobre a aplicação. O
Zope 3 é mais flexível, adaptável e muito mais transparante que a
pilha Zope2/CMF/Plone. Se o Plone "virgem" ou customizado atende bem
as suas necessidades, ele é a melhor escolha. Se você quer fazer uma
aplicação web muito diferente do Plone, é mais fácil partir do Zope 3
que tentar desmontar o Plone para remontá-lo de outro jeito.

> No entanto, o projeto launchpad.net, foi escrito
> completamente em zope3 e foi desenvolvido pela Canonical...a mesma
> empresa que desenvolbe o Ubuntu juntamente com a comunidade.

Sim, inclusive vários desenvolvedores do Launchpad trabalham na Async,
em São Carlos (SP). Eu não sei se são experts em Plone, porque é
possível manjar muito de Zope 3 e não saber o que é uma skin ou um
archetype no Plone (existem soluções diferentes para estes problemas
no Zope 3). Mas com certeza eles não são pagos pela Canonical para
cuidar do site Ubuntu.com.

> O que acontece normalmente é que esses caras que contratam PZP, ficam
> de mãos atadas e sempre com poucas opções para suporte
> profissional....que não é barato diga-se de passagem.
>
> Ainda não consegui enchergar como fazer isso :o((.

Desde 2003 eu resolvi tentar ajudar me focando 100% em treinamentos.
Mesmo em Brasília, apesar dos vários gurus que trabalham lá, existe
uma grande falta de profissionais Zope, ou estou enganado?

[ ]s
Luciano

Responder a