[ Luciano Ramalho ]:

|No final do post, o Matt Nuzum diz que escolheram Drupal para o novo
|site do Ubuntu, que já está no ar. [2]
|
|Peguei a notícia na lista plone-dev, onde o John Stahl (organizador da
|PloneConf 2006), postou perguntando se alguém sabia o que se passou
|[3]
|
|O Wiggy respondeu dizendo que na época em que ocorreram os problemas o
|pessoal do Ubuntu disse para ele que simplesmente não tinham nenhum
|expert em Plone na equipe, e por isso decidiram abandonar a
|plataforma.

Bom, li a thread em plone-dev até o ponto em que Justizin foi ameaçado
de ser banido por uso de linguagem de baixo calão e ataques a Canonical.
Segundo o Limi, a escolha do Plone (pela Canonical) sempre foi temporaria.
Na época serviu para apagar um incêndio usando Plone 2.0 e com a ajuda
do próprio Limi. Em suma, aparentemente não houve nenhum demérito específico
para o Plone, apenas uma decisão estratégica interna da Canonical de escolher
ferramentas cuja equipe interna já domina.
Aparentemente há muito expertise PHP *além de Python) dentro da Canonical,
e mexer nas entranhas do Drupal *aparentemente* é mais straightforward do
que mexer nas do Plone -- mas isso eu não sei pois desconheço o Drupal e PHP.

|Para quem vende projetos em Plone, a lição é clara: se você quer
|clientes satisfeitos a longo prazo, deixe claro para eles desde o
|início os desafios da plataforma. Se o cliente não está preparado para
|enfrentá-los, é melhor para o cliente, o fornecedor e a comunidade que
|outra solução seja indicada.

+1, a pergunta é o quê ?

\me deve estudar mais os web frameworks leves ;o)

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas