Rodrigo,

Concordo que a usabilidade do Plone é dez, tanto que não pretendo
remover as breadcrumbs e até já as formatei no ploneCustom.

Mas acho que não fui claro, pq eu não estava falando delas :}

A barra horizontal a que me referia é a #portaltabs. O Plone tem duas
navegações (quase redundantes): a barra horizontal abaixo do header e
o portlet Navigation no slot1 dentro ainda de visualpadding.

Meu problema é que as notícias individuais que inseri em
/Cadastra_Noticia (e eventos em /Cadastra_Evento), quando acessados,
exibem em ambas as navegações as pastas onde se encontram. Se
aparecesse só no breadcrumb, vá lá, é normal (se bem q eu preferia q
ele listasse no bread a smartfolder), eu só teria que renomear a pasta
/Cadastra_Noticia para algo mais amigável. Mas digamos que eu renomeie
para "Noticia", daí ficam dois nomes repetidos na navegação a
smartfolder Noticia e a pasta Noticia onde eu to inserindo as notícias.

Sei que tô explicando embolado, desculpa. É que tá embolado na minha
cabeça também ehhehehe. Para mim o ideal seria adicionar as notícias
dentro da própria smartfolder, foi q tente fazer primeiro, mas vi que
ela não serve para isso, apenas para listar content types.

Buenos dias!
Davi Lima

ps: o termo pasta esperta não soa meio deslocado pra vcs?

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "Rodrigo Castardo"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

[1]http://www.google.com.br/search?q=plone+Dublin+Core&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-a&rls=org.mozilla:en-US:official
> Dublin Core Elements & Additional Zope Elements
> http://www.zope.org/Collectors/Zope/1521/dc_view
>
> Abracos

> --
> Castardo