Na minha humilde opinião, não faria esse tipo de coisa usando Archetype.
Contudo, o zope e python tem muitas coisas que agilizam as coisas no
desenvolvimento.

Eu tenho aqui no meu trabalho projetos bem sucedidos de desenvolvimento Zope
com MS SQL Server
e com MySQL. E você poderia uzá-lo com qualquer outro banco de dados com
suporte a ODBC.

Além disso, utilizou aqui CPT (controller page templates) + FIVE para criar
aplicações em camadas MVC com padrões de projeto ( FACADE, TO, BO, DAO,
etc..) Na minha opinião fica ótimo dessa forma e você poderia utilizar para
fazer aplicações comerciais.

[]'s
Pablo

--