Olá pessoal!

Estou necessitando definir algumas page templates como padrão em
diretórios específicos. Uso o plone 2.5 e estou trabalhando num site
altamente complexo quanto ao seu layout e estou tendo dificuldades em
trabalhar algumas questões, que comento a seguir:

Para piorar/melhorar a minha situação, estou utilizando a técnica de
definir skins específicos pela URL através do Zope (visto na
documentação oficial do plone). I.e. www.site.com.br/admin (skin de
back-end - admin) e www.site.com.br/ (skin do front-end - customizado).

Uma vez que a skin de "front-end" está bastante customizado (o que
inviabilizou a gerência do portal através deste skin), defini uma skin
para garantir a gerência do conteúdo através da skin padrão do plone.
O problema é que em alguns diretórios, eu tive que inserir um page
template (main_template) para que pudesse ter um layout interno
(contéudo) diferenciado.  Com isso, o main_template modifica não
apenas o "front-end", mas também o back-end (skin default do plone) e
não permite o acesso a gerência dos objetos de conteúdo de tal diretório.

Alguns diretórios eu consegui mudar o visual através da própria tag de
modificação de classes (css) constante no <body> do main_template
(geral), mas isso não me satisfaz totalmente, uma vez que o site é
bastante complexo quanto a modificação da disposição dos elementos
visuais no portal, ou seja, em algumas partes do site, o template é
totalmente customizado, tanto no css quanto no xhtml.

Ví numa apresentação do plone 3 (da webcouturier, sobre visual no p3)
que há a possibilidade de definir um page template de acordo com a
seção que está sendo acessada, através da tag template-${template/id}
a ser inserida no <body> mas isso não funciona no plone 2.5 e não
estou conseguindo visualizar uma maneira de converter isso pro plone 2.5.

Neste grupo, encontrei uma solução de definir a utilização de um
template a um diretório específico através de um script python, mas
essa solução também modifica no back-end :( Será que há uma solução
para, na utilização do back-end, os main-templates específicos de cada
diretório não serem carregados nesta skin em particular, mas apenas na
skin do front-end?

Responder a