Valeu Dorneles, era algo desse tipo que estava precisando.
Fiz um pouco diferente... coloquei um metodo direto na classe
Temperatura que me retorna o valor!

Quanto ao getObject() já estou ciente disso, aprendi da pior forma
possível! Acho q a galera da lista deve sempre alertar para essas
"armadilhas" do plone, como você fez!

--
Alexandre Marinho
ITEC/AL