Olá André,

Em Sáb, 2009-08-22 às 19:32 -0300, André Yamin escreveu:
> Uma dúvida que tenho (e não consegui esclarecer pesquisando por aí) é
> a seguinte: se eu configurar um cache pro plone (tipo varnish) a
> tendencia é livrar memória ou ocupar mais ainda (por ser mais um
> serviço ativo) ???

        Essa é uma pergunta bastante técnica.
        Normalmente, o objetivo principal de criar uma cache desse tipo é
aliviar a utilização de recursos (memória, processador, disco rígido,
etc.) que o Plone precisa para gerar uma página html. Por exemplo: numa
instalação comum de Plone em uma máquina comum, ele poderá suportar (e
responder sem demoras) por volta de 5 requisições por segundo; se você
colocar uma cache (tipo varnish) você fará com que seu sistema consiga
suportar (e responder sem demoras) dezenas ou centenas de requisições
por segundo.
        Para um site de poucos acessos, acredito eu, que a tendencia é aumentar
o uso da memória, porém para um site  com mais acessos a tendência é
aliviar o uso de memória utilizada pelo Plone.

Att.
Felipe Roquette

Krei Tecnologia Ltda
www.krei.com.br