2009/8/22 André Yamin <andreya...@gmail.com>:

> Pessoal,
>
> Antes de mais nada, obrigado a todos pelas sujestões.
>
> É, pelo que eu andei pesquisando o servidor tá sub-dimensionado pra função.
> Mesmo assim vou partir pra uma estratégia de otimização (ou enxugação)
> dos serviços pra ver se seguro as pontas antes de tunar o server.

Eu sugiro você fazer o tunning dessa opção que fica no zope.conf na
seção zodb_db:

cache-size 2500

O padrão do cache do ZODB no Zope é 5000 objetos, assim você vai
diminuir pela metade o uso de memória e também vai limitar que o Zope
peça mais memória ao SO, controlando o aumento de uso de RAM.

Além disso, evite colocar arquivos muito grandes no Plone sem usar
produtos especiais que armazem os arquivos no sistema de arquivos ao
invés do ZODB, pois com objetos grandes, o cache de objetos deve ser
menor ainda. De qualquer forma, você vai poder experimentar a melhor
configuração de usdo de RAM x desempenho de acordo com o servidor que
dispoõe no momento.

> Uma dúvida que tenho (e não consegui esclarecer pesquisando por aí) é
> a seguinte: se eu configurar um cache pro plone (tipo varnish) a
> tendencia é livrar memória ou ocupar mais ainda (por ser mais um
> serviço ativo) ???

Se você conseguir liberar RAM do Zope, vale a pena sim ter um cache
reverso, pois ele tira a sobrecarga de CPU do Zope e em alguns casos
de memória também, pois não precisa "acordar" objetos que estão no
cache, isso vale para imagens e arquivos grandes também. Mas para isso
funcionar bem, você precisa instalar e ativar o Products.CacheSetup no
seu ambiente.

Sds,

--
Rudá Porto Filgueiras