3 - Gaspar Garcia Velho, que nasceu em 1594 e casou em 1614 com Isabel
Gonçalves de Moura ou
Velho.
Tiveram:
4 - Inês de Andrade ou Pereira de Moura, que morreu a 11.1.1707 e tendo
casado em Vila do
Porto a 27.9.1666 com Gaspar de Andrade (Cap.º 246.º § Único N.º 2).
3 - Belchior Garcia, que foi para o Brasil, onde morreu.
3 - Pedro Garcia de Bairos, casou na Matriz de Vila do Porto a 18.6.1.1606
com *Dulciana de Magalhães*
(Cap.º 62.º § 1.º N.º 3).
Tiveram:
4 - Camila de Resendes, que segue:
4 - Camila de Resendes, casou na Matriz de Vila do Porto a 7.6.1635 com
Matias Curvelo Travassos,
filho de Sebastião Velho Travassos e Maria Velho.
----

DA DESCENDÊNCIA DE PEDRO FRANCISCO DE BAIROS, O VELHO,
OU PEDRO PUIM DE BAIROS
§ 1.º
1 - Pedro Francisco de Bairos, o Velho, ou Pedro Puim de Bairos (Vid.
Frutuoso Livro III Cap.º V §
XVIII). Casou com Jerónima Garcia Pereira (Cap.º 58.º § 1.º N.º 2).
Tiveram:
2 - Pedro Francisco de Bairos, que segue:
2 - Ana Garcia de Bairos ou Ana de Bairos Pereira (Nota N.º 1). Casou na
Matriz de Vila do Porto a
15.8.1606 com o capitão Manuel de Resendes Pimentel (Cap.º 30.º § 1.º N.º
5), ou de Sousa Resendes
ou de Resendes de Sousa.
2 - Inês Pereira de Bairos, que segue no § 2.º.
2 - *Pedro Francisco de Bairos*, baptizado na Matriz de Vila do Porto a
25.1.1596. Foi morador em S.
Pedro, da Ilha de Santa Maria, e em 1640 era juiz ordinário em Vila do
Porto; a 15.2.1640 foi padrinho de
um baptizado na Matriz daquela vila e na escritura de aforamento das terras
de António Fernandes, o rico
diz que é filho de Jerónima Garcia. Fez dote de património a seu filho
Manuel de Bairos, então estudante
(Nota N.º 2). Casou com Branca Perinha de Moura (Cap.º 218.º § 1.º N.º 2).
Tiveram:
(...)
3 - Alferes *Pedro Francisco de Bairos*, cuja filiação consta de escrituras
de venda de bens herdados dos
pais que claramente nomeiam. *Casou em Vila do Porto a 8.1.1680 com Ana de
Andrade Alpoim ou*
*Alpuim* (Cap.º 33.º § 2.º N.º 10), onde segue a sua geração.