Fabio,
         A nao ser que vc faça muita questao de usar o konsole, te recomendo
fortemente a utilizar o putty (no linux mesmo)

#apt-get install putty

       O problema nao esta somente relacionado a mapa de caracteres mas a
paginas de codificacao, emulacao de terminal, etc
Com putty eh tranquilho resolver isto, utilize TERM=linux,  teclas de funcao
"linux" e na aba translations pode tentar o cp437 caso o utf nao funcione.
         Se tiver dificuldades de um grito.

[]s

Joc