Em 9 de junho de 2014 13:49, Emerson Monteiro <emo...@gmail.com> escreveu:
> Na minha opinião o Debian não tem problema. O foco é servidores e nisto ele
> é muito bom. Extremamente estável. Não temos no Brasil no momento estrutura
> para uma distro exclusivamente nacional. Prova disto foi a Kurumin.

alguém pode me dizer o que é uma distro 100% nacional? por que o
kurumin era cheio de código internacional. a começar pelo núcleo. e a
terminar pelos drivers proprietários. que nem eram nacionais, nem eram
livres.

a debian-br-cdd era cheia de código internacional também.

não existe nada nem perto de ser uma distro nacional. não temos núcleo
nacional, não temos drivers nacionais, não temos sistema de
empacotamento nacional, não temos uma shell nacional, um compilador C
nacional, um ambiente gráfico nacional. nada! nem um ktuberling
nacional nós temos.

eu ia terminar com uma citação finlandesa ("talk is cheap, show me the
code" --torvalds), mas acho que vou partir para uma citação nacional
mesmo:

"inútel, a gente somos inútel" --roger