Boa tarde a todos.
Já tivemos e temos algumas distros nacionais, uma que eu gostei muito de
usar foi o debian-br-cdd, sinto muito que foi descontinuada, achei o
projeto fantástico. Me lembro do conectiva, usei desde a versão 6 e no
final, virou mandriva.
Concordo com o que o Emerson disse, não temos muitos usuários que
justifiquem e não temos desenvolvedores suficientes para tal façanha. Eu me
lembro muito bem do Kurumin, de todas as distribuições nacionais, com
certeza o Kurumin foi a que teve o maior número de usuários e por fim, já
não existe mais..
Apesar de gostar da idéia de uma distro nacional, creio que o melhor que
podemos fazer é fortalecer a comunidade e dar suporte ao nosso querido
debian. Se muitas distribuições derivam dele? pq não usá-lo na íntegra.
Abraços
Alexandre Pina