bom dia paulo!!!!

Olha eu não posso te ajudar pois nunca usei ado/acess, mas o que eu
posso te aconselhar é utilizar "um banco de dados SGDB". mesmo em
pequenas aplicações a performace é muito grande em comparação. se vc não
puder mudar, tudo bem, mas se puder te aconselho a usar firebird que
além de totalmente free. há um número crescente de pessoas utilizando,
certamente em um SGDB esse era um problema que vc não teria.