As empresas do Vale do Silício na California, são um grande exemplo disto.
Ambiente de trabalho agradável e leve é sinonimo de alta produtividade.
Ambiente ruim, pesado e com patrão vigiando e impondo coisas ditatorialmente
é sinonimo de:

- Altíssima rotatividade de funcionários
- Alta propensão a sabotagens (ainda mais em softwares)
- Funcionario jogar cliente contra a empresa.
- Ausência total de trabalho em equipe.
- O famoso "corpo mole". Funcionario enrrola pra entregar o projeto visando
forçar sua demissão ou queimar o filme da empresa.

Ninguém mais, neste infinito universo e suas infinitas civilizações, perde
com isto do que a própria empresa. Tanto é que hoje a grande maioria das
corporações estão mudando radicalmente a forma de administração,
principalmente com o contexto RH. Por conta disto, hoje querem ambiente e
expirito de equipe dentro das mesmas e tem trabalhado e investido altas
granas neste segmento.

Agora, outra coisa que se tem que levar em conta é O TIPO DE PESSOA QUE VOCÊ
ESTÁ EMPREGANDO NA SUA EMPRESA. A CLT prevê o contrato de experiencia
justamente para isto. Pra você ver como é o perfil e se este funcionário irá
se adequar ou não a sua empresa. É neste período que o funcionário deverá
ser muito bem avaliado e monitorado pra ver qual é a dele. Sei muito bem que
há funcionários e há funcionários, mas é uma questão também de saber
administrar para saber muito bem separar o joio do trigo. Tá certo que tem
muita gente que é irresponsável e não assume compromissos profissionais e
abusa, mas daí a generalizar e taxar de FDP todo mundo pelo simples fato de
ser funcionário e dizer que é o pior bicho que existe não né! Isso é
mentalidade da época da revolução industrial na Inglaterra. Hoje estamos no
Século XXI.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
CABTEC - Soluções em Código de Barras
Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 2125-9019 - Fax: (31) 2125-9030
http://www.cabtec.com.br