Me digam algumas coisas:

Quando uma empresa contrata um engenheiro, este não tem o direito de pegar
os arquivos do projeto que tenha desenvolvido num AutoCad da vida e leva-los
pra casa? Um engenheiro, normalmente, não trabalha com notebooks, onde, na
maioria das vezes, atua em casa, nas férias, etc. em seus projetos? Conheço
vários engenheiros e posso te dizer que a resposta para todas essas questões
é afirmativa. Pois é, nós (funcionários programadores) somos Engenheiros de
Software;
Da mesma forma, poderia responder positivamente quanto a função de arquiteto
 Mais uma vez o "pois é", somos Arquitetos de Software;
  Seguindo a mesma linha poderemos citar diversas profissões que seguem a
mesma linha de raciocínio. O dono da empresa de engenharia, de arquitetura,
etc. querem saber de uma coisa: o resultado final. Se o cara pega o projeto
e vende pra um concorrente aí sim estará cometendo um crime passível de
punição, que chama-se Espionagem. Fora isso, se ele leva pra trabalhar em
casa, na praia ou no diabo que o carregue ele deveria ser enaltecido pela
dedicação. Se alguém roubar o projeto dele, aí sim, o funcionário deve ser
responsabilizado.

  Como algum colega já comentou deve haver um relacionamento de confiança
entre o empregador e o empregado e a adoção de medidas como alguns
empregadores aqui da lista adotaram, só serve para uma coisa: Atiçar a
vontade do funcionário em "passar a perna" no patrão desconfiado. É claro
que há risco de traição quando se está lidando com confiança, como em
qualquer relacionamento (seja marido-mulher, entre sócios, etc.). Isto
acontecendo e tendo embasamento legal a demissão por justa causa deve
aplicada, o que, sozinha, já tem o poder de sujar o funcionário na praça (na
menor das hipóteses perderá as suas experiências, pois terá que tirar uma
carteira nova). Sem contar perda de referências, etc. etc. O mesmo caso que
se aplicaria com um envolvimento de roubo no patrimônio ou de dinheiro.

  Aí fica a pergunta: um funcionário que possui todas as condições para o
trabalho, que tem um bom relacionamento com seus superiores, vê que a
empresa deposita confiança nele, que ele pode crescer, e mesmo que não tenha
possibilidade de crescimento, possa ter ótimas referências dele como
competência, dedicação e honestidade para que esse cara prejudicaria a
empresa??? Estaria prejudicando a ele próprio. Há risco nesse
relacionamento? Claro que sim. Mas até atravessar a rua é um risco. Acordar
todo dia de manhã é um risco. Dormir é um risco, pois pode ter um ataque do
coração, um avião cair na sua cama, etc. Exagerado? Não, realista.

  Aí fica um conselho: como essas medidas nazistas tomadas os donos de
empresa que parecem filhos de Hitler não protegerão sua empresa e sim
motivarão os funcionários a burla-la pelo simples gosto de estar passando a
perna num superior que se acha o máximo. Estas são medidas de empresários
inexperientes que ficam desesperados com seus patrimônios. E outro: Seria
ridículo burlar qualquer uma dessas "seguranças máximas" mencionadas até
aqui. E o pior de uma forma até ridícula passando pelo nariz de seus
idealizadores. (Por favor, não venham com a máxima: "Conselho se fosse bom
não era dado e sim vendido". Esse é um dos ditados mais ridículos que existe
e só pessoas sem personalidade ainda o adotam.

  Aqui na empresa trabalho com drive de disquete, capacidade ilimitada de
anexos no email, cd-rw, servidores ftp. Tenho cópias dos meus sistemas em
casa, na casa do meu irmão, da minha noiva, onde quer que tenha um
computador pra, se eu tiver uma idéia no momento, possa implementa-la. Vou
roubar a empresa onde trabalho? Claro que não! Quero referências positivas
dela se por ventura for sair daqui. Quero poder crescer não só
profissionalmente aqui dentro mas também na confiança dos que me empregam.
Não quero sujar minha carteira de trabalho e meu caráter por dinheiro, nem
por nada. Sou limpo, claro e transparente, assim como gosto que a empresa
seja comigo. Trabalho há 15 anos e nunca tive problemas agindo dessa forma,
muito pelo contrário, se olhar pra trás vejo uma rede de confiança onde meu
atual emprego está ligado ao primeiro.

  Como também disse um colega, é pena não estarmos vivendo numa plenitude de
oferta de emprego para empresários desse tipo só conseguir contratar
funcionários medíocres, se conseguir tanto. Fico penalizado com as pessoas
que precisam do emprego e se sujeitam a esses tipinhos para ter um emprego.
Se estes mesmos funcionários acessam esta lista meu conselho é: Estudem, se
dediquem, aprendam muito, porque o mercado para programação está excelente e
vocês não precisarão mais se sujeitar a isso.

Sds,
Celso do A. Vianna Martins
Desenvolvimento de Sistemas
Archive ISP - Rio de Janeiro - RJ
www.archive.com.br
ICQ 202634027

"Tudo aquilo que algum idiota diz que é urgente, é algo que
  este imbecil não fez em tempo hábil e quer que você se foda
  para fazer em tempo recorde."