Tente fazer utilizando um recurso (resource). Veja o exemplo com bitmap:

1. Crie um bitmap (ex.: FIGURA.BMP) e salve-o na pasta do seu projeto.

2. Crie um arquivo texto no Bloco de Notas e salve-o na mesma pasta, com a
extensao RC (ex.: RECURSO.RC). Digite nele o seguinte conteudo:
MINHAFIGURA BITMAP FIGURA.BMP

3. Use o compilador de recursos do Delphi (via DOS):
BRCC32 RECURSO.RC

4. Sera criado um arquivo com a extensao RES.

5. No Delphi, na secao Implementation, acrescente a linha:
{$R RECURSO.RES}

6. Para carregar a imagem no Delphi:
Image1.Picture.Bitmap.LoadFromResourceName(hInstance, 'MINHAFIGURA');

Observacoes: Os recursos que eu conheco sao BITMAP, ICON e CURSOR.

Veja se funciona.

Fernando