Qual o banco de dados que stá usando?
É Paradox? Se for pode ser um problema na tabela, aí deve rodar um
aplicativo para corrigir os indices, etc...

Só que você falou antes em Contas a Receber, depois falou em contas  a
pagar....

Veja se não há nenhum arquivo de indice que tenha seu atributo
alterado... isso está estranho!!!

Sds
Emanuel Couitnho