Marcio, uso Firebirb e Piradox, como vocês dizem. Uso o último ai a anos em
um sistema completo (compra + venda + comissão + filiais (até 99 lojas) +
ECF), diversos clientes, tabelas com + de 20MB e sinceramente, roda que uma
beleza (em rede). Quer mudar, mude, mas saiba os motivos.

É muito fácil culpar o banco de dados, assim como o usuário, o computador, o
padre, etc., mas soluções reais, só correndo atrás mesmo. Conheço programas
incríveis em Clipper, a culpa é do mouse?

Não posso ajudar no seu problema, pois não uso mestre-detalhe, sempre faço
na mão, acho mais robusto. Qq coisa pvt-me.

Abraço.

  Sávio Cler
  ICQ 142428832
  www.sgm.rg3.net