Artur,

Eu já trabalhei muito com Interbase e MySql. Com relação ao Firebird não
posso te dizer o mesmo porque somente testei ele e como vi que a perormance
era muito parecida com a do Interbase não quis nem arriscar.

É incomparável a velocidade do MSDE com relação ao interbase, mas posso
concordar com você se você estiver falando de Linux. Pode ser que o Firebird
tenha um bom desempenho lá. Não discuto isso.
Não sei se tenho exatamente 5 exemplos como você quer, nem tenho tempo de
andar procurando isso, mas outra coisa que te digo é o seguinte: O MYSQL não
tinha triggers nem stored procedures, e a versão beta que saiu (4 senão me
engano) prometia mas não funcionava. Talvez agora já funcione.

Como você sabe, o MSDE não instala no Linux, o que no meu caso não tem a
minima importancia, porque não trabalho nem quero trabalhar com Linux.

A Performance do Oracle para grandes massas de dados é reconhecidamente
superior.

Resumindo, sem querer criar polémica, eu adoro o mssql server, adorei o
msde2000 e não encontrei diferenças de peerformance para as minhas
aplicações. Mas respeito a sua opinião. Se você acha que o MySQL é melhor,
ou mesmo o firebird, vá em frente.

Quanto ao colega que chamou o msde2000 de access melhorado, acredito que
esteja enganado. O Access é extremamente lento na minha opinião. Mas tudo
bem, pode ser que eu não esteja sabendo configurar o access corretamente.

Eu só emiti uma opinião pessoal ao colega que perguntou, mas não acho que
seja o dono da verdade. Um amigo meu ainda programa em Cobol, e faz
programas maravilhosos. O que eu quero dizer é que o cara que conhece bem
alguma coisa (tipo mysql, ou firebird), provavelmente faz dele o melhor do
mundo.

abraços,

williams