From: "Artur Anjos" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Wednesday, October 06, 2004 5:46 PM
Subject: Re: [delphi-br] Re: MSDE: Posso confiar ??

Williams,

Eu ironizei porque, ao fim de uns anos, estou cansado da discussão
"escolha este banco porque é o melhor".

Qualquer pessoa que conheça vários bancos de bases sabe perfeitamente a
resposta à pergunta: "Qual é o Banco melhor?". A resposta é deveras
simples: é um simples "depende".

Não existe melhor nem pior, existe o banco mais adequado para a
situação. O mais adequado pode ter a ver com o preço, com a performance,
ou com a falta ou a presença de umas simples feature. Existem muitos
casos que um simples ficheiro de texto em memória substitui uma base de
dados.

Apenas respondendo ao seu email, sobre a "incomparável diferença de
performance", voltamos ao mesmo: depende. Por exemplo, eu nunca vi o
Firebird ser mais lento que o SQL Server (e, por consequencia, do MSDE)
em ambiente Windows. Mas o simples facto de eu nunca ter visto não é uma
certeza que me permita afirmar "é mais rápido que". Naquelas
circunstancias que me passaram pelas mãos, não o foi.

A performance do Oracle versus Firebird também não é coisa que me
impressiona, mesmo em bancos grandes. Aqui o Grande tambem depende.
Impressionam-me outras coisas, que gostaria de ver no Firebird, mas não
a performance. É como lhe digo: depende.

Sobre as diferenças entre o MSDE e o Firebird, que gerou parte desta
discussão, um grande auxiliar de escolha pode ser o "White Paper" do
Bill Todd, que a CFLP traduziu, que compara o Interbase com SQL Server.
Quem estiver interessado procure por lá. Não é uma comparação muito
imparcial, mas ajuda um colega a pensar e a decidir no seu caso específico.

Escolher um banco de dados é uma decisão complicada. Se houvesse algum
banco que claramente fosse superior aos outros em todas as situações, eu
acredito que ninguém usava os outros.

Artur

do Yahoo!.