Olá, Marcelo,

Um coisa é você fazer o Linux gravar em NTFS. Outra é ter o Linux e o
XP na mesma máquina. Tenho instalado três sistemas em minha máquina:
Me, Windows 2000 (NTFS) e Conectiva Linux 8.0, e está tudo funcionando
normalmente...
No seu caso, instale antes o XP, reservando espaço para o Linux, ou
seja, para um HD de 40 GB, por exemplo, particione 30 GB para o XP
durante a instalação, e NÃO particione os outros 10 GB (sugestão).
Após a instalação, instale o Linux, particionando os 10GB restantes e
formatando-os em ext2 (ou ext3) - as instalações Linux mais recentes
fazem essas tarefas automaticamente.
O Linux enxergará a partição NTFS e a acrescentará na inicialização.
Quanto a gravar em NTFS, até a versão mais recente do Linux, não havia
tal recurso. Mas também não conheço o Captive, vale a pena dar uma
olhada!
Espero ter ajudado.

[]s

Gustavo