Ola Henrique,

tem várias soluções para resolver isso que vc quer. A mais rápida é a seguinte:

Coloque um DataSource no form pai!

E nos forms filhos, associe qual o dataset que estará ligado a ele. Assim, vc
consegue visualmente durante o design, associar o DataSet que quiser.

Se vc quiser, especificar + ainda o seu form, coloque também um SQLDataSet no
seu form pai.
Eu faço isso pois a grande maioria dos meus forms tem apenas 1 dataset.

Agora, e se o seu form tiver 2 datasets ???
Como vc vai saber qual dos dois vc vai dar Post ??
Ou vc vai dar sempre Post nos dois ??

Assim, o importante é que vc destrinche o detalhamento teórico que o Demian deu
sobre o problema.
Sem ele, vc não vai conseguir se abstrair para resolver outros problemas
semelhantes sobre herança. Nesse email, eu tei o peixe mas quem procurou te
ensinar a pescar foi o Demian.

Um abraço,
Josir

----
Pessoal, como fazer para que em um form padrao com botoes novo, alterar,
cancelar.....que sao herdados em form "filhos" consiga saber qual SQLDataSet
e CDSet devera acessar.

Por exemplo, nao posso definir o seguinte comando no evento onShow do Form
Padrao

SQLDataSetClientes.Active :=true;

teria que fazer de uma forma configuravel, que ele reconheca qual o
SQLDataSet e referente

SQLDataSetQualTabela.Active := true;