Caros amigos,

    Infelizmente o mercado de sistema de informação de um modo geral está
ficando a acada dia mais prostituído.
    A culpa é nossa mesma, pois não é com um conselho regional, ou federal que
poderíamos estar resolvendo e sim com uma mudança de comportamento.
    No "desespero", para não perdermos o cliente, as vezes acabamos aceitando a
proposta de outros mais baratos e chegamos a colocar nosso trabalho neste mesmo
patamar.
    Aí vem a pergunta: Vendendo sistema barato vc dá a devida assistência que o
seu cliente precisa ?
    O Cliente, normalmente não conhece absolutamente nada de informática e é
este o caminho que deveríamos compreender.
    Existem uma série de atitudes e de cultura que deveríamos mudar.
    Vou enumerar algumas e, se alguém lembrar de mais alguma, por gentileza
acrescente:
1) Precisamos nos organizar e melhorar a nossa capacidade técnica para que
possamos realizar um trabalho eficiente;
2) Melhorar a nossa capacidade de expressão para que possamos orientar os
clientes que não conhecem a técnica; (Isto é marketing puro)
3) Organizar métodos que deixem claro o que está sendo feito, pois assim o
cliente se sentirá seguro e poderá se planejar melhor;
4) Adotar metodologias de cálculo de custos de desenvolvimento de forma
padronizada.
    De qualquer forma, com certeza existem outras regras que poderíam estar
sendo colocadas aqui.
    Para revertermos o quadro atual devemos simplesmente nos organizar e não
esperar que façam isto por nós. Não precisamos de nenhum Conselho Regional ou
Federal.
    Coloco-me a disposição para começarmos este movimento de organização sem
termos que fundar nenhuma entidade e sem custos.
    A exemplo de organização, eu e mais 3 amigos já adotamos parte dos ítens
acima e pretendemos expandir a idéia.
    Montamos um grupo de estudos aqui em São José do Rio Preto que serve
somente para discutir e estudar novas tecnologias, métodos e tudo mais
relacionado a Informática.
    O resultado está sendo a cada dia mais surpreendente, pois conseguimos
captar ótimos clientes que sempre estão dispostos a pagar o valor justo de
desenvolvimento. Com isto não precisamos pegar um monte de sistemas para que
possamos ter uma vida digna.
    O detalhe deste grupo é que o custo de manutenção deste grupo é quase zero.
    Vejam como isto funciona:
    Um dos integrantes do grupo cedeu o espaço e os equipamentos da empresa
dele para testes.
    Cada integrante leva material de sugestão para ser discutido na próxima
reunião.
    Definimos democraticamente qual será o assunto a ser abordado na próxima
reunião.
    Passamos a semana nos comunicando sobre cada material que encontramos e
reservamos alguns momentos do dia somente para estudar o material a ser
discutido na reunião.
    Quando chegamos na reunião passamos cada informação que cada um encontrou
uns para os outros.
    Se acharmos que devemos adquirir alguma literatura, ou até mesmo contratar
alguém para nos passar algum treinamento, levantamos os custos e discutimos a
possibilidade de rachar entre os participantes sem vizar lucro financeiro.
    Agora estamos querendo expandir o grupo abrindo-o para a comunidade em
geral. Estamos procurando parceria com universidades para que nos cedam, pelo
menos o espaço para discutirmos cada assunto democraticamente escolhido.
    Assim que encontrarmos este espaço, convido a todos desta lista a
participarem dando sua contribuição intelectual somente.
    Fiquem à vontade para extrair a nossa contrinuição intelectual também.
    Se quiserem se manifestar, por ser um assunto OFF-TOPIC entrem em contato
comigo em PVT pelo e-mail [EMAIL PROTECTED]
    Será um prazer poder ajudar a nos organizar.

    Abraços...

    Marcus Vinicius Scarpelli
    C.I.O. FECESP
    ICQ Number: 61550651