Vou me meter de novo.. hehehe

Realmente não creio que 12000 seja muito dinheiro para uma universidade
particular por exemplo que o preço mínimo de uma mensalidade (aqui na
minha região ) é de 450,00 reais por aluno.
Contudo no caso citado pelo colega Junior, provavelmente a instituição
vai usar uma cópia "diferenciada" ou até mesmo talvez optar por uma
outra linguagem....
Quanto ao questionamento do Andreano , no meu caso o Professional serve
com certeza, contudo eu pessoalmente (gostaria de salientar mais uma vez
que é uma opinião pessoal) acho que eu ter que pagar mais ou menos 3500
por maquina de desenvolvimento em uma empresa que tem 4 a 5
programadores e onde como disse outro colega apouco a maioria dos
clientes não quer gastar 1500 2000 reais em um software e ainda por cima
pagar por manutenção.
O que eu acho que a borland deveria estudar uma maneira (não sei qual)
de diferenciar por exemplo empresas como estas que citamos ou seja
(micro... ) de outras empresas ... Aqui perto temos um exemplo básico
Vcs devem conhecer a Portobello (cerâmica) eles pagaram alguns milhões
em oracle até pq a base deles e gigantesca e não preciso dizer o quanto
crítico e o estado de trabalho deles. Mas eles apesar de tudo isto ainda
tens uns "programinhas"desenvolvidos em D5 (isto mesmo).. Então imaginem
se uma empresa deste tamanho pensa assim o que dirá os clientes menores
(que são maioria ) aqui no estado.
Para resumir acho que
1)borland deveria dividir o Delhi em pacotes (como vários já sugeriram)
cada um compra o que quer trabalhar...
2)por mais que a borland queira no bom sentido (empurar goela abaixo o
D2005/2006) pq tem .net / c# e etc, o que o Walter falou é a mais pura
verdade.. eu pessoalmente até acho que vai mais de 2 ou 3 anos para
algum cliente começar a se preocupar em mudar de plataforma ou coisa que
o valha...
3)O delphi 2005 (cujo fiz um teste "infelismente com uma versão
"diferenciada" pois em um mês eu acho que é o tempo que a borland libera
o trial, eu pelo menos não seria capaz de testá-lo a ponto de orientar a
minha empresa a gastar o dinheiro necessário para o devido upgrade.
(obs: já desistalei, logo após tem elaborado meu conceito final sobre o
produto.) ainda não esta "totalmente maduro" (não interprete isto como
uma critica destrutiva e sim como construtiva) faço questão novamente de
dizer que adoro o delhi e não mudarei dele por nada , nem que eu tenha
que ficar programando para win32 nos próximos 10 anos. Possui alguns
bug's (pequenos) mas chatos para caramba, sem contar o tanto que o
danado é pesado.. ufa... E nem vou falar na dificuldade que tive para
converter meus componentes .... hehe (mas isto não é culpa da borland).
4) e por fim para não encher muito mais a paciência de vcs, no meu modo
de pensar se o Delphi Professional por exemplo custa-se algo em torno de
1500 garanto que a borland "venderia" (entenda-se "legalizaria") muitas
cópias diferenciadas e não mudaria sua margem de lucro pois em vez de
vender 10 licenças venderia 100 fácil , fácil, e alem disso ajudaria a
anti-pirataria pois o cara que pagar 1500 vai quer que todo mundo se
regularize, colocando mais pressão nos "pseudos-programadores" que todos
nós sabemos quem tem por aí.

No mais acho que a borland como sempre está tentando dar um passo a
frente que é bom para nós ,, mas ao mesmo tempo tem muita gente
traumatizada com o tal do "kylix" hehhehehe (perfeitamente
compreensível)..

Um abraço a todos

Daniel