Cara de certo modo concordo plenamente com voce, tabelas de 1MB são melhores
que as de 30MB...
Mas cara isso da muito trabalho... é mais facil um campo para filtrar que
tudo separado...
Eu até tenho um sistema em CLIPPER que é assim, cada empresa tem suas
tabelas, tem algumas tabelas que são compartilhadas, com clientes, usuarios,
etc...
mas contratos, e outras são separados....  to refazendo em DELPHI e depois
vou para PHP, e olha, cansei, agora vai tudo em uma só...
filtro aquilo que eu precisar... não muda muito assim não... usando MYSQL,
ele tem uma performace muito boa... são tres empresas e vai triplicar, ja
fiz um arquivo juntando a tres e fiz um GROUP BY para fazer uma contagem,
foi mais rapído do que em DBF onde só tem uma empresa... no geral vai é
ficar melhor que com tudo separado em DBF...

E outra, se o seu cliente resolver pagar pelo trabalhão que tens para
gerenciar isso tudo, beleza, mas duvido que ele queria pagar pelo
trabalho...

por isso pra mim daqui pra frente, é tudo em uma tabela....

MAS.... cada um com seu cada um...

abraços...

Luiz Escobar