Olá Felipe, eu uso até excessivamente a virtualtree em um sistema, ela é muito
mais rápida que qualquer treeview que eu já tenha visto e agora uso ela pra
tudo. O problema está em encontrar alguma documentação, na internet não
encontrei nada, mesmo em inglês, tem apenas o arquivo de ajuda da pasta Help do
diretório de extração do componente. Tente dar uma lida no tópico "Virtual
TreeView step by step".

Seus nós só podem ser definidos via código (run-time) e através dos eventos que
ela disponibiliza. Basicamente cada nó (Node) da treeview guarda uma estrutura
(record ou um objeto) que você recupera através da função GetNodeData. Você
deve hookar no mínimo os eventos:

OnInitNode : Aqui você carrega os dados do nó da treeview que vem como
parâmetro. Este nó já vem criado e o evento é disparado pra cada nó, sob
demanda.

OnInitChildren : Aqui você altera o parâmetro ChildCount indicando quantos
filhos o Node passado tem

OnGetNodeDataSize : Altere NodeDataSize para o tamanho da estrutura armazenada
no Node , com SizeOf

OnGetText : Modifique o valor do caption que representará o Node na TreeView.

Altere a propriedade RootNodeCount do componente para o número de nós raiz e os
eventos serão disparados..

É um pouco complicado de se aprender de princípio, além de não possuir
automações para acesso a banco de dados, mas garanto que vale a pena aprender.
Existem muitas outras opções de configuração, como você pode ver nos demos que
acompanham o componente. Boa diversão :D.

Qualquer dúvida, estamos aí..

Flávio Maltempe
SpeedCASE Team