edu_gingeira wrote:

> Estou aprendendo Delphi e meu professor pediu pra eu fazer um Diagrama
> de Classes de um Minimundo. Conheço ferramentas case (gosto do Jude)
> mas não sei exatamente como seria a implementação dessas classes. Pelo
> que sei eu deveria criar as tabelas do banco de dados e no programa
> colocar o sql para inserir e modificar os dados.
>
> As minhas perguntas são:
>
> Como posso implementar essa visão Orientada a Objetos criando classes
> de entidades como Pessoa e Produto?

Você precisa basicamente criar um mapeamento objeto-relacional. O que
este mapeamento faz é transformar as entidades dos seus objetos em
campos do banco de dados, e classes em tabelas.

O mapeamento é simples quando você tem classes sem hierarquia (TObjeto
-> TPessoa -> TFuncionario -> ...) e tem apenas entidades simples
(string, número, data). A coisa complica pra valer quando começam a
entrar hierarquia de classes e entidades complexas como agregações
(referência para ciente, referência para cidade, etc.) e composições
(itens da nota fiscal, itens da fatura, etc.).

Para falar mais a respeito é necessário saber que tipo de complexidade o
seu professor está esperando para o seu trabalho, bem como se ele vai
querer toda a implementação, parte da implementação, apenas uma
dissertação, etc.

> E fora o fato de tornar o meu programa OO, qual seria o benefício
> disso?

Muito reaproveitamento e um sistema orientado ao negócio, ao invés de
orientado ao seu banco de dados. OO torna qualquer projeto muito, mas
*muito* mais organizado bem como com manutenção extremamente mais
simples. Experiência própria.

--
João Morais