tem como vc manipular isso sim, mas de cabeça agora não lembro como
fazer, mas pq vc esta persistindo em xml?

der repente  existe outra solução melhor, ja tentou usar o arquivo
binario ao inves de xml? e mais rapido e menor...

a solução disso com certeza esta no help do Delphi, lá que eu aprendi
tds as magicas q sei fazer com CDS

abraços

[]´s
Bruno Lichot