ah, desculpa não seria nem trafeco e sim tráfico...  foi maus...

agora veja bem durante um importação:
500.000 registros com 50 campos na tabela iria demorar +/- uns 25 segundos à
mais.. ;-)
mas numa tabela de 50 campos, onde a importação tem que ser feita usando algum
tipo de converção/calculo/analise/filtro/etc... eu usaria fieldbyname, o
usuario que espera neste caso +25 segundos...  (e olha que fica olhando 25
segundos pra tela não é facil não...) agora se for um importação dequelas tipo
cópia daqui-pra-li os campos na mesma sequencia tipo xerox um banco do
outro.... vai de fields[] mesmo
faço um FOR e poucas linhas eu alimento o outro banco... tipo:

while not t1.eof() do begin
    t2.insert;
    for x := 0 to t1.fieldcount do
       t2.fields[x].asvalue := t1.fields[x].asvalue;
    t2.post;
    t1.next;
end;

Luiz Escobar
Analista/Desenvolvedor:
WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL
WINDOWS - Delphi/MyDAC/ASSEMBLER/MySQL/xBase
DOS - Clipper/Assembler xBase
SERVIDORES - NetWare4.11, LINUX-REDHAT9, WINDOWS-2k
LINUX - LAZARUS/Kylix/MySQL;
http://www.megasistema.com.br