O seu usuário faz edição do registro direto no DbGrid?
Se for só o caso de desativar os eventos vc pode dar um Nil nele, mas
não sei se encaixa com o que precisa.

Desativa
ClientDataSet1.onAferScroll := Nil

Ativa
ClientDataSet1.onAferScroll := ClientDataSet1AferScroll;

*Adriano Santos
*Desenvolvedor Delphi desde 1998. Professor e programador PHP.
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul, SP.

Colunista e Comissão Editorial da revista ClubeDelphi.*
*

Leodinei Bielak respondeu: