Só pra polemizar... Pra que tentar proteger algo e gastar neurônios nisto se
quando vc olha para o s/w que desenvolveu, viu que nem precisava, já que
existem uns 50 que fazem a mesma coisa?

O interessante (e acredito que todos aqui o fazem) é ter DIFERENCIAIS ou seja,
funções e características em seu software que outros não tenham, mas que ao
mesmo tempo sejam funções e características que realmente agregem algo ao seu
software e que o usuário(s) realmente usem.

Só pra citar um caso parecido, dias atrás algum dos colegas solicitou um código
fonte. Por coincidência (e por conta de algumas necessidades) eu tinha (e
tenho) esse código fonte. Contatei o colega em PVT dizendo que o possuia e
deixei claro que o comercializava.

Recebi uma mensagem do mesmo colega me pedindo para enviar o código e novamente
passei um e-mail com o preço do mesmo. Qual não foi a minha surpresa ao receber
dias depois um e-mail do mesmo colega praticamente me ridicularizando e se
vangloriando dizendo que não precisaria mais e ressaltando em letras maiúsculas
que não iria pagar nada por aquilo.

Tive duas reações a isto: uma foi de intensa raiva por como me foi comunicada a
situação e outra de imensa alegria pq pelo menos ele se deu ao trabalho de
pesquisar.

VEjam bem... não que eu queira obrigar ninguém a comprar sejam softwares ou
sejam trechos de código fonte meus, mas gostaria de pelo menos ser tratado com
mais profissionalismo e respeito, algo que sinceramente não vi nesta transação.

Então fica o meu conselho (que é até obvio, mas deixa pra lá). Esse negócio de
ficar pedindo sistemas corriqueiros pela lista é coisa de quem tem preguiça de
procurar. Já vi outros colegas fazerem outras requisições mais nobres e terem
mais sucesso seja com a venda de cf ou seja com uma parceria, justamente porque
se deram ao trabalho de procurar e , como não acharam nada, entraram em contato
com outros colegas.

Desculpem pelo texto longo, mas gostaria de fazer este desabafo.

Saudações,
Ricardo.

Rubem Nascimento da Rocha <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

 A experiência diz que não existe receita de bolo pronta pra isso, muito
 menos componentes super-hiper-ultra-mega fantásticos que te dêem segurança
 total na proteção de software. A experiência tb diz que a melhor proteção de
 software é aquela que só vc conhece, criou e sabe como funciona, e ninguém
 mais conhece pra tentar quebrar. Sds.

http://br.messenger.yahoo.com/