Ricardo,

O problema na questão de já estamos as portas do Delphi 2007 e ainda existirem
empresas usando o D5, não vem a ser só o problema prático (migrações, etc). Vem
também, e aí pesa muito, a questão financeira. Eu não toco mais nesse assunto
que já até caducou, de que a política de preços e licenças da Borland é um
negócio complicado demais. Infelizmente. Tudo bem que agora lançaram a linha
Turbo com um preço muito mais atrativo e são produtos que não deixam a desejar.
Mas mesmo assim, o preço do Delphi completo deveria ser revisto sim. Porque?
Porque tem muita empresa aí que vai precisar mesmo é dele, e não do Turbo, mas
não vai ter cacife pra bancar. Então ficam aonde estavam (Tem lugar aí que
ainda tá até no D3)

Agora que o problema de migração, por conta de sistemas e bibliotecas é uma
carniça daquelas, é. Quando eu trabalhava lá na CABTEC, eu tinha o D7 e o D3 na
minha maquina. Alguns sistemas antigos lá, que foram desenvolvidos no passado,
usavam componentes que só compilavam no Delphi3. Não havia tempo e nem
compensava migrar pro D7, por uma coisa que o cara já pagou, usa, tá
consolidado e as vezes ele pedia coisas pequenas que não compensava a
trabalheira de migrar e tudo mais só pra ter tudo num mesmo Delphi. Se você for
olhar aí no mercado, tem gente ainda de Delphi 2 talvez. E, acredito eu, que é
para boa parte desse povo do Delphi 2 e do Delphi 3 ainda, que de repente a
turma do Lazarus pode estar de olho (Já que pra esse pessoal é uma interessante
alternativa).

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215