Trabalhei no Bank Boston la era usado Adabas no Mainframe IBM, no
Unibanco era Mainframe IBM com Banco de dados DB2, acredito que os
demais não fogem está regra para as grandes transações.

Mas no caso do BKB era usado o SyBase e Oracle para sistemas de
gerenciamento e administração.

O meio bancário no meu ponto de vista não serve de referencia para
pequenas e medias empresas, o volume de informação é algo gigantesco,
trabalhei no setor de BI do cartão de credito, onde recebia cerca de 5
milhões de registros por mês através de 8 arquivos de texto gerado do
Mainframe para abastecer uma base Oracle.

Eduardo

Sergio escreveu:

> Acho que a maioria dos Bancos Antigos, ainda utilizam o paleontológico
> "Cobol";
> Verifiquei com um cara que trabalha numa terceirizada do HSBC e disse:
> Mainframe IBM, endevor (ambiente segregado) , cobol, cics, db2 ,
> adabas;alguns programas em Natural.
> Isso é onde está a "nata" da informação, Ctas bancárias, aplicações,
> cartão
> de crédito; que lidam com $$$.
> Essas grandes instituições utilizam o MAINFRAME como repositório de
> dados; é
> mais seguro.
> [...]

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/