Fellipe, sincera mente não entendo por que está paixão tão grande pelo
FB, mas gosto não se discute, cada um tem o seu, mas dai dizer a Borland
/ Code Gear ter medo da concorrência é no mínimo engraçado.

Os drivers para FB estão disponíveis pela comunidade FB que os usam e
vem tentando melhora-los, mesmo não sendo um apaixonado pelo FB acho sim
um BD com um ótimo futuro, sou membros de varias lista e também do
projeto, minha participação no projeto não das maiores, mas quando posso
colaboro.

Quando do lançamento do Delphi 2005 muitos reclamaram que o QR ( Sempre
criticado diga-se de passagem ) não poderia deixar de acompanhar o
produto. Acho sim que o Delphi tem que ter um gerador de relatório, mas
não que este gerador seja A ou B e sim um gerador para agregar o seu
produto, BDS. Esta é minha opinião sobre o drivers para banco de dados.
Acho que os drivers para Oracle, DB2, SQLServer e IB ( por ser seu BD )
não devem já mais faltar, mas o restante, não vejo esta obrigação.

Quando você optou em usar FB sabia desta dificuldade e hoje pelo que
você mesmo diz é impossível migrar para um destes BD, então você terá
que correr atrás de drivers para cada versão do Delphi que você adquirir.

Antes que você me acuse de algo injusta mente, meu BD preferido FREE é o
MySQL que também não é prioridade no Delphi mas não acredito que seja
por medo da concorrência ( rsrs ) e sim por uma questão de prioridade.

Já trabalhei com componentes da Core para Oracle, é um verdadeiro
espetaculo de componente, vale cada centavo investido, mas nos meus
projetos em casa até hoje não comprei o componente para MySQL e não
tenho nenhum interesse, por enquanto, meus projetos em casa não são tão
complexo que não possam usar o Zeos FREE. Agora se no seu caso você
precisa de mais de uma licença, significa que você esta falando de no
mínimo uma pequena consultoria que não tem como justificar a falta de
condições de pagar $199.95
<https://secure.element5.com/register.html?productid=300160696> para 4
usuários, ou até uma licença de $349.95
<https://secure.element5.com/register.html?productid=300160697> para uma
equipe de desenvolvedores.

Por menos que sua consultoria fature, mas gastar isso é um investimento
e não uma despesas.

Eduardo