Olá pessoal, boa noite...

Minha questão é a seguinte: tenho uma tabela 'Cliente' no banco de dados Sql
Server 2000 que acesso por um sistema feito em Delphi 7. A Chave primária da
tabela é 'id'. Quando vou inserir um novo registro, logicamente, esse id tem
que ser único.
A dúvida é: Como faço para verificar se aquele id inserido pelo user ainda não
consta na tabela ?
Consigo fazer isso pelo velho método do Table.Next(); // verificação por
varredura.
Suponho que tenha uma melhor maneira de fazer isso. Talvez seja por 'index' ??

Quando tento colocar um valor na propriedade indexName de uma ADOTable, ele dá
essa mensagem: 'Current provider does not support the necessary interface for
Index functionality'.
PS: tenho um indice para a coluna id criado no banco de dados!

Alguma solução ?

Obrigado pela atenção.
Abrs...
Flávio.

       Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.