Walter,

Eu estudei a mesma lei (no mesmo ano!!) hehehe!!

Acontece o seguinte, com essa Thread eu fui dar uma buscada sobre o assunto!!

Parece que no Brasil a lei é Vida + 70, ou seja, a vida do "criador" + 70 anos
após a sua morte, tanto que a obra de Vila Lobos ficará sob domínio público nos
USA (Vida + 50) até 2009 e no Brasil vai levar mais 20 anos!!!

Isso é feito para que os descendentes ainda possam usufruir da criação do
cidadão, porém (sempre tem um porém né?), empresas não "morrem"... no máximo
falem, mas tem aquela história de vender os direitos e tal, então o detentor
dos direitos esta "vivo" e etc... ou seja, teria que consultar um advogado para
ver como fica nesse caso!!

Ou seja, mesmo que seja válida a regra, seriam no mínimo 70 anos no Brasil!!

Alguém quer um software (se existisse) de 1937?!

"Walter Chagas (Yahoo)" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Um detalhe interessante;

A Lei que trata da questão da pirataria de software, ela foi baseada
na lei dos direitos autorais da propriedade artística. Lembrei-me
disto. Então Se na lei da propriedade artística tiver essa questão lá
dos 50 anos, é possivel que na de software esteja vigente. Mas como
eu estudei esta lei na faculdade em 1999, eu teria que achar isso lá
em casa pra dar uma olhada.

Mas mesmo que isto esteja valendo pro Software. Me apresentem uma
justificatíva plausível para você usar um programa livremente que foi
feito a 50 anos atrás. A 50 anos atrás, pra vocês terem uma ideia, os
programas de computador eram executados por meio de cartões
perfurados. Imaginemos então o mundo da TI daqui a 50 anos. Será que
o Delphi estará vivo até lá? Baseando no postulado de Lavoisier, eu
duvido que ele esteja e que tenha aplicabilidade pra ele.

Ou seja, esse negócio dos 50 anos, pode até não ser um mito. Mas,
comprovadamente, é mera ilusão.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058
MSN: [EMAIL PROTECTED]
SKYPE: WalterChagasJr

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Adriano Santos (Yahoo)"
 escreveu

> [...]
> Veja, na indústria fonográfica, como mencionei, funciona assim:
> Imagine que precisa fazer um comercial de TV que vai usar uma
música do
> Tom Jobin. Você precisa pagar direitos autorais pra usá-la, a menos
que
> a música tenha mais de 50 anos da morte do autor. Mesmo assim você
pode
> apenas usá-la, e não alterá-la.
>
> Certamente no mundo "informático" isso é diferente. Quem faz
faculdade
> de Sistemas de Informação tem uma disciplina que estuda isso.
Direitos
> de Propriedade se não me engano.
>

> --
> Adriano Santos
> Desenvolvedor Delphi desde 1998. Professor e programador PHP.
> Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul,
SP.

> Colunista e Comissão Editorial da revista ClubeDelphi.
> http://www.delphitodelphi.blogspot.com
>

> Fellipe Henrique respondeu:

Não tem

Sul, SP.