Cara, saiu um artigo na JavaMagazine do mês passado com uma aplicação de
exemplo que faz exatamente isso que você precisa. Tipos de documentos
suportados:

- Microsoft Office (.doc, .xls, .ppt)
- Adobe PDF
- HTML, XML, etc
- Arquivos texto

Dá uma procurada nas bancas que você acha. Pode até entrar no portal DevMedia e
fazer o download desse exemplo, customizando-o às suas necessidades.

Abraço.

      Atenciosamente:

     Eduardo Cláudio Nicácio
      Analista de Sistemas Pleno