De: Daniel Lucena
Data: 10/01/07 15:14:41
Para: delphi-br
Assunto: [delphi-br] Duvída em sintaxe SQL

Boa tarde senhores,

Primeiramente peço desculpas por enviar a este forum uma questão nao
diretamente relacionada a delphi e sim a firebird. Mas como não obtive
respostas lá, as vezes alguem aqui possa me ajudar.

Estou elaborando uma função de consulta por fonema, porém estou com
dificuldades na sintaxe select com firebird:

Ex:

Quero encontrar a palavra "CHAVE" no banco de dados, sendo passado como
paramentro CHAVE ou XAVE.

logo, criei a seguinte seleção:

select palavra from dicionario where palavra like '[X,CH]AVE'

Não obtive o resultado desejado! Foi retornado NULL, pois a seleção
verificou '[X,CH]AVE' na integra e não 'XAVE' ou 'CHAVE'.

Alguem conhece essa sintaxe?
Alguem pode me ajudar?

Desde já muito obrigado!

Daniel Vitor