Tem no firebird sim... procure no google por soundex firebird...
ou vá direto na firebase que tem.

            Vitor.

  _____

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Claudiney Cogo
Enviada em: segunda-feira, 1 de outubro de 2007 16:25
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Duvída em sintaxe SQL

Olá Daniel.

Não sei dizer se isso existe no Firebird, mas no SQL Server existe uma
função chamada SOUNDEX que pode ser usada pra testar a semelhança fonética
entre duas palavras. Nunca usei, mas de repente pode ser uma saída pra você.
Acredito que a sintaxe seja mais ou menos o seguinte:

select * from tabela where soundex(nome) = soundex(:paramnome)

ou algo assim... Se alguém da lista já usou essa função, pode complementar
melhor.

Abraço.
Claudiney Cogo
N2 Sistemas e Soluções em Informática
Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
Maringá - Paraná
www.n2solutions.com.br