  From: Daniel Lucena
  To: delphi-br
  Sent: Monday, October 01, 2007 3:14 PM
  Subject: [delphi-br] Duvída em sintaxe SQL

  Boa tarde senhores,

  Primeiramente peço desculpas por enviar a este forum uma questão nao
diretamente relacionada a delphi e sim a firebird. Mas como não obtive
respostas lá, as vezes alguem aqui possa me ajudar.

  Estou elaborando uma função de consulta por fonema, porém estou com
dificuldades na sintaxe select com firebird:

  Ex:

  Quero encontrar a palavra "CHAVE" no banco de dados, sendo passado como
paramentro CHAVE ou XAVE.

  logo, criei a seguinte seleção:

  select palavra from dicionario where palavra like '[X,CH]AVE'

  Não obtive o resultado desejado! Foi retornado NULL, pois a seleção verificou
'[X,CH]AVE' na integra e não 'XAVE' ou 'CHAVE'.

  Alguem conhece essa sintaxe?
  Alguem pode me ajudar?

  Desde já muito obrigado!

  Daniel Vitor